
2024 • 16° Turma
O trabalho realizado almeja destacar a Casa Cristina Cavanis como parte integral da formação de convivência dos jovens que vivem em situação de vulnerabilidade familiar em Uberlândia, em especial no bairro Laranjeiras, influenciando não só no seu campo sociocultural dos púberes, como também nas esferas emocional e educacional. Portanto, a fim de disseminar os serviços feitos por tal comunidade para as crianças que vivem uma instabilidade familiar e financeira, foram produzidas uma fotorreportagem, oficina de rádio, episódio piloto de uma mini programação de rádio em conjunto com os termos citados, perpassando desde a origem da instituição e cotidiano dos
jovens..
Clique na imagem para assistir o mini doc.
Integrantes:
Eduardo Bessa
Gabriela Myller
Iasmim Teixeira
Lorenza de Lourenzo
Mariana Rolim
Quem produz o que comemos?
O projeto trata da origem e objetivos da Feirinha Solidária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), uma organização produtiva solidária que, desde 2015, realiza a comercialização de alimentos orgânicos produzidos por meio da agricultura familiar — baseada nos princípios da agroecologia e sustentabilidade. Com o intuito de aproximar o público midiático e a comunidade acadêmica dos agricultores, foram produzidos cartazes de divulgação, posts informativos e conteúdos audiovisuais para serem publicados nas redes sociais da organização. Desse modo, amplificando as vozes dos agentes essenciais para a existência e manutenção da Feirinha.
Clique na imagem para conferir os conteúdos.
Integrantes:
Camilly Couto
Lara Custódio
Marcelo Barros
Mateus Oliveira
Victor Bringel
Tainá Brasil
A voz da esperança
O projeto se trata da história da Casa da criança e do adolescente Cristina Cavanis e de um produto de áudio produzido que foi idealizado nas premissas da educomunicação em conjunto com a comunidade, a instituição não governamental apesar das raízes Católicas não se titula uma ONG religiosa. Além disso, o trabalho realizado almeja destacar a Casa Cristina Cavanis como parte integral da formação de convivência dos jovens que vivem em situação de vulnerabilidade familiar em Uberlândia, em especial no bairro Laranjeiras, influenciando não só no seu campo sociocultural dos púberes , como também nas esferas
emocional e educacional.
Clique na imagem para acessar o podcast.
Integrantes:
Ester Carvalho
Gabrielli Vitória Pereira
João Pedro Carvalho
João Pedro Mesquita
Samantha Alves
Wyllorrany Amorim
Vida, Amor e Movimento em cada passo
O projeto retrata as vivências de senhoras idosas e suas manifestações corporais, mais especificamente da dança cigana e do ventre. Esse projeto foi realizadocom as mulheres do grupo uberlandense “Transmitindo Vida”, da academia de dança UniDança, com base na educomunicação de Paulo Freire e no jornalismo cidadão. Ademais, o trabalho busca destacar para o público a terceira idade como um momento dinâmico da vida, o senso de comunidade social potencializado pelo grupo, a desmitificação de preconceitos acerca do bailado, corporeidade e velhice e as questões mentais que desenrolam de todos esses aspectos.
Clique na imagem para assistir à minissérie documental.
Integrantes:
Davi de Almeida
Gabriel Coelho
Gabriel Iole
Lucas Mendes
Maria Clara Oliveira
Sophia Fonseca
Entre Bancas e Histórias
O projeto consiste em uma minissérie de seis episódios sobre a feira e os feirantes do bairro
Santa Mônica, em Uberlândia. Com o objetivo de trazer mais visibilidade aos feirantes e suas
histórias, a série destacará a importância desses trabalhadores na preservação da história e das tradições locais. O conteúdo busca engajar o público ao mostrar o papel central da feira nacultura e na vida cotidiana do bairro e da cidade.
Integrantes:
Filipe Bezzan
Maria Eduarda Freitas
Natanne Pabline
Ramon de Oliveira
Sarah Alves
(Re)Viver
O projeto educomunicativo “(RE)VIVER” tem como intuito a construção de um produto midiático com o Help, projeto voluntário constituído por pessoas que já enfrentaram problemas ligados à saúde mental como: depressão, traumas, ansiedade, síndrome do pânico e abuso. O objetivo do trabalho é divulgar o projeto, por meio de entrevistas e ações, a fim de estabelecer uma troca de informações e experiências, em busca de ajudar aos que necessitam e atrair novos voluntários para o grupo.
Clique na imagem para acessar o mini doc.
Integrantes:
Ana Carolina Evora
Calebe Dias
Carolina Longhi
Fernanda Pugliero
Gabriel Morais
Vinicius Granussi
Brilho Inclusivo
O projeto interdisciplinar, “Brilho Inclusivo: 21 mais que um número” teve como objetivo trabalhar com a comunidade escolhida, a fim de conscientizar e representar a identidade de pessoas com síndrome de Down. A partir do produto audiovisual produzido, foram desenvolvidos conteúdos que pudessem ser utilizados pela associação para propagar a importância do conhecimento sobre a síndrome, para novos públicos. Ao longo do projeto, membros da associação e familiares ajudaram a desconstruir estigmas sobre a vivência e a convivência de pessoas com a síndrome de Down.
Clique na imagem para assistir o mini doc.
Integrantes:
Álisson Araújo
Ana Clara de Angelis
Clara Aiko Fukushima
Maria Júlia Souto
Patrick Maia
Sofia Mendes
Close
O Projeto Close aborda a cena drag da cidade de Uberlândia a partir de relatos e vivências de 8 drags que são presentes no movimento drag da cidade. Nós desenvolvemos um documentário que tenta captar o ponto de vista delas sobre o cenário geral, situações que elas
enfrentam e histórias pessoais. Esse projeto propõe uma abordagem educomunicativa.
Clique na imagem para assistir o mini doc.
Integrantes:
Isadora Pimenta
Guilherme William
Leonardo Xavier
Natalia Borges
Raissa Silva