
2013 • 5° Turma
É uma revista online destinada aos educadores, buscando mostrar aos que “ensinam”, o que os que “aprendem” pensam a respeito das matérias e suas dificuldades. A revista busca fornecer dicas de práticas educomunicativas, artigos e fotografias que os professores podem usar em sala de aula para melhorar a dinâmica de ensino e aprendizagem das diversas materiais que são ensinadas nas séries iniciais.
Clique na Imagem para ler a revista.
Integrantes:
Caroline Buffeli
Érika Abreu
Gabriela Junqueira
Maria Clara Vieira
Nayara S. Ferreira
O que aprendemos com as histórias que contamos
Buscou atender adultos analfabetos, semianalfabetos ou que cursavam a Educação de Jovens e Adultos. Para isso, foi desenvolvido um documentário que trazia a discussão sobre o que é possível aprender com as histórias que ouvimos e contamos das pessoas. O objetivo do trabalho foi mostrar como a Educomunicação também está presente no ensino de adultos.
Clique na imagem e acesse o documentário.
Integrantes:
Ana Beatriz Cerqueira
Bianca Júdice
Kennedy Rosa
Laura Moreira
Luiza Caleffi
Quarto 26
O projeto trabalhou com a criação de slides que contassem um pouco da história dos pontos turísticos de Uberlândia, com estudantes, entre 9 e 10 anos, do quarto ano do ensino fundamental de uma escola do município. Todo o processo de criação do projeto, sua construção e conclusão resultou em um site tornando mais acessível a disponibilização desse material à comunidade.
Clique na imagem e acesse o site.
Integrantes:
Carolina Oliveira
Geane Amaral
Rafael Borges
Vinicius Ribeiro
O conto da sua vida
Este projeto foi desenvolvido baseando-se no Parâmetro Curricular Nacional do Ensino Médio (1997), PCN-EM, em especial na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o grupo aplicou uma oficina sobre o gênero narrativo. Os textos deveriam tratar de assuntos do cotidiano escolar, como, por exemplo, as expectativas do futuro e sonhos. Temáticas que estão presentes na vida de discentes do ensino médio, uma vez que estes estão concluindo o ensino básico e planejando seu futuro pós-escolar. Ao final da oficina, os integrantes dos grupos selecionaram textos, aleatoriamente, para confeccionar um livro digital.
Clique na imagem e acesse o livro.
Integrantes:
Gabriela Filipe
Jonatas Silva
Matheus Arantes
Michael Fernandes
Sérgio Filho
O que significa?
O grupo buscou trabalhar com uma creche comunitária de Uberlândia, mais especificamente com crianças de três a cinco anos de idade. As crianças eram indagadas, sobre o significado de palavras comuns do seu dia a dia, como, por exemplo, pai, mãe, amor, carinho, entre outras. Cada uma respondia de acordo com aquilo que possuía de conhecimento de mundo, ou seja, de forma espontânea. Ao final, as crianças fizeram desenhos que, para elas, mostrassem o significado das palavras e um dicionário ilustrado foi criado pelo grupo utilizando o material criado pelas crianças atendidas na creche.
Clique na imagem e acesse o projeto.
Integrantes:
Camila Pavani
Mariana Almeida
Monalisa França
Núbia Pereira